Salvador: o melhor Carnaval do mundo
Publicado por: Alexandre Savéh em: 09/03/2011
“Senhoras e senhores, bem-vindos à maior festa popular do planeta”, diz o primeiro verso da canção de 2011 de Daniela Mercury, a precursora do Carnaval baiano. Essa parte da música expressa exatamente o significado da folia de Salvador: a maior festa popular do mundo! E por que digo isso? Simplesmente porque não há outro lugar qualquer que possua uma festividade tão marcada pela pluralidade musical, social, religiosa, sexual e cultural como a Bahia. Com todo respeito às belíssimas festas do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Pernambuco, de Manaus e das demais cidades, nada supera Salvador. Engana-se quem pensa que falo isso pela identificação pessoal com o Axé Music. Não é! Na festa de Salvador, encontra-se a melhor e mais nítida concepção que a palavra “mistura” pode ter. Brancos, pretos, homens, mulheres, crianças, idosos, gays, lésbicas, ricos, pobres, famosos, anônimos, bonitos e nem tantos. Sem falar na presença da maior diversidade rítmica possível: Axé, Samba, Funk, Rock, Forró, Frevo, Pagode, Dance e até música clássica. Tem de tudo na Bahia! Claro, a tolerância religiosa, conseqüência da liberdade de crença existente, também mostra sua vida: católicos, umbandistas, evangélicos, espíritas e praticantes do candomblé se aliam na festa que une o sagrado e o profano de forma equilibrada.
Daniela Mercury, a mais expoente e iniciante do movimento artístico que se espalhou pelo Brasil como Axé Music, homenageou as artes durante o Carnaval. No sábado, o trio elétrico da cantora abriu as cortinas para o Teatro. No domingo, o “Crocodilo”, bloco puxado por ela, virou o arco-íris e coloriu o mundo baiano no tributo à Pintura. A Dança foi homenageada na segunda-feira através de passos complexos de Daniela e seu rigoroso corpo de bailarinos, que apresentou a coordenação e desenvoltura corporal nas interpretações das músicas mais marcantes da carreira da artista. Para finalizar, Mercury agitou seus fãs e foliões no último dia de Carnaval com uma calorosa menção à Música. Um verdadeiro espetáculo em cima do trio elétrico. Impossível não se emocionar com o poder da arte ali contida e não se orgulhar de viver num país tão rico de cantores talentosos como Daniela! Maravilhoso!
Ivete Sangalo: a maior e mais completa artista brasileira! Linda, talentosa, espontânea e poderosa a ponto de nos impactar apenas com seu olhar sincero. Uma artista verdadeira, humana, cheia de qualidades e sem pudor de mostrar seus defeitos, motivo pelo qual tem tantos admiradores e fãs, na acepção mais religiosa do termo. Só em ouvir o tom grave de sua voz em uma única palavra, já absorvo sua energia mais que positiva! Nesse Carnaval, uma homenagem modesta, mas muito válida: “Hoje é dia de Ivete”! A cantora homenageou a si mesma. Nada mais criativo do que isso, afinal, dentre todos os sucessos atingidos, o êxito inquestionável da gravação de seu DVD no Madison Square Garden, em Nova York. O figurino utilizado pela musa baiana também deve ser evidenciado: trajes coloridos, leves e que exaltaram a energia e o poder da cantora, além das belíssimas pernas!
Por fim, Claudia Leitte, a mais caçula expressão artística da música baiana. O Carnaval de 2011 foi pleno: consolidou a loira como Artista (com “A” maiúsculo mesmo)! Além de um monstruoso trio elétrico caracterizado com o tema da festa da cantora, “Delírio Tropical”, a mãe de Davi contou com uma presença única em seu bloco “Papa”: a apresentadora Hebe Camargo, nossa ídola maior e a artista que melhor representa a vitalidade e a garra brasileira! Hebe comemorou, além do aniversário de oito décadas e dois anos de vida, o Dia Internacional da Mulher! Agora, pergunto: Claudinha podia ter escolhido pessoa melhor para a data? Certamente não! As duas cantaram, pularam e se emocionaram sem qualquer restrição! Nós, é claro, captamos a energia da dupla e sentimentos uma imensa alegria de poder ver, estar e participar de um momento tão mágico como esse.
As três artistas que citei – Daniela, Ivete e Claudia – são apenas uma justa homenagem a todo o poder musical e cultural presente na terra que também nos deu Gil, Caetano, Preta, Alinne, Bel, Larissa, Carla, Xanddy, Márcio, Gal, Bethânia e tantos outros nomes que, através da música, nos fazem sentir imenso orgulho de ser brasileiro!
Alexandre Savéh
0 comentários:
Postar um comentário